adoro cachorros

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Como tratar um cão em convulsão

Uma convulsão ou ataque epiléptico é o resultado da descarga elétrica do cérebro para os músculos do corpo. Raramente uma convulsão é fatal e a maioria dura apenas alguns minutos. Um ataque epiléptico é normalmente seguido de um período de 15min a 1/2h de tempo de recuperação, durante o qual o cachorro pode ficar tonto e confuso.
Nem todas as convulsões são causadas por epilepsia. Algumas são causadas por chumbo ou outros venenos, doenças hepáticas ou até mesmo tumores no cérebro. As convulsões nunca devem ser ignoradas. O problema deve ser discutido com o veterinário o mais rápido possível.
A coisa mais importante a ser feita se seu cachorro estiver em convulsão é protegê-lo de se ferir sozinho. Seja paciente, não entre em pânico e use as dicas a seguir para prestar o socorro devido.


Passo 2
2006 Publications International, Ltd.

  • NÃO coloque os dedos ou qualquer objeto na boca do cachorro.
  • Puxe o cachorro para longe das paredes e móveis para evitar acidentes.
  • Enrole o cachorro em um cobertor para ajudar a protegê-lo.
  • Quando a convulsão parar, chame o veterinário para saber como proceder.
  • Se a convulsão não parar dentro de 10min ou se uma convulsão acabar e começar outra no período de 1h, leve o cachorro imediatamente ao veterinário.
Um problema comum entre os cães é a diarréia, que pode ser grave se não tratada apropriadamente. Veja algumas dicas úteis na próxima seção

Nenhum comentário:

Postar um comentário